TEMA DO ANO
Tema: MULTIPLICAÇÃO
Autor: Pr. Oseias Viana (31/12/2024)
Texto: Atos 9:31
31 - Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
Quero iniciar esta mensagem profetizando que o ano de 2025 será o ano da MULTIPLICAÇÃO em nossas vidas para o crescimento do Reino de Deus; será um ano em que os crentes serão reavivados e desafiados para fazer cumprir os propósitos de Deus para salvação de muitas almas para a glória de Deus!
E os desafios serão estes:
Orar e ler a Palavra de Deus todos os dias;
Jejuar um dia por semana pedindo a Deus para salvar, curar, batizar com o Espírito Santo;
Participar dos cultos regularmente;
Trazer um não crente para igreja toda semana;
Dizimar e ofertar para que a igreja conclua seus projetos espirituais e físicos (construção e Campus AD Família) e implante outros.
Deus se importa com as pessoas e certamente Ele multiplicará pessoas para sua obra.
Minha oração para o ano de 2025 é que ele mande trabalhadores – você e eu – para ceifar na seara de almas. Minha oração é que todos se tornem ganhadores de almas.
Deus quer fazer um trabalho maravilhoso através de nossas vidas no ano de 2025 através do Poder do Espírito Santo.
Minha oração por sua vida é que você não faça a obra só porque alguns fazem ou é bonito fazer, não! Faça a obra por causa dEle, porque Ele te salvou, te remiu, te resgatou com o precioso sangue de Cristo e quer salvar outras vidas.
Estejamos certos de três coisas, amados irmãos: Propósito, Pessoas e Oração.
O Propósito de Deus é nos usar para salvar pessoas através da pregação, mas não podemos fazer isso sem a oração.
Vamos ser, AD Família, um exército de homens e mulheres cheios do Espírito Santo capazes de falar de Jesus fora destas quatro paredes!
2025 será o ano da Multiplicação!
Temos um aliado fortíssimo que é o Espírito Santo
Vamos deixar de nos preocupar apenas com nós mesmos e nos preocupar com a salvação de outros e certamente também nossa vida será uma benção e Deus também multiplicará o nosso celeiro.
Todos os cultos de 2025 serão cultos de aperfeiçoamento na fé através do conhecimento da Palavra de Deus e isso possibilitará a todos indistintamente a serem exímios ganhadores de almas para Cristo.
Deixemos o fogo consumidor queimar em nossos corações para que as nossas palavras sejam ousadas e destemidas.
Todos nós sabemos como ganhar almas... então façamos a nossa igreja crescer!
Deus quer te ensinar fatores de multiplicação para que a igreja cresça, amadureça em Cristo.
Sejamos destemidos, mesmo em face aos confrontos e as forças do inimigo.
Deus quer fazer coisas maravilhosas em Campo Grande e Ele quer usar a sua vida!
O que precisamos é de óleo fresco sobre a nossa cabeça. Óleo velho vencido e queimado – Deus está saturado disso.
Precisamos de óleo fresco sobre a nossa cabeça.
Receba então a graça e a virtude do Espírito sobre sua vida! Sinta o óleo da unção de Deus sendo derramado sobre sua vida.
Crianças precisam de óleo fresco, adolescentes, jovens, casais, famílias, obreiros (pastores, evangelistas, missionárias, presbíteros, diáconos diaconisas, cooperadores, líderes), escolas bíblicas, os cultos, encontros, coral, orquestra - todos nós precisamos de óleo fresco.
O que as pessoas não querem é responsabilidade, mas Deus vai encontrar você e derramar óleo fresco sobre a sua vida e o fogo de Deus será derramado sobre sua vida.
Deus não quer que nada e ninguém tome a glória dEle. Nem pessoas, líderes ou departamentos podem tomar a glória dEle, por mais belo ou perfeito que sejam.
Glorifico a Deus aqui na AD Família, pois Deus tem nos abençoado porque sempre temos magnificado a Jesus. E o que nós fazemos é apenas o papel da liderança e permanecemos pequenos aos nossos próprios olhos, dando a Ele toda a glória e sempre teremos as bênçãos de Deus.
Deus colocará em nossos corações a partir deste culto uma CHAMADA ESPECIAL e Ele vai derramar óleo fresco com a unção do Espírito Santo sobre nossas vidas; Deus nos dará amor e as correntes da escravidão serão quebradas, o jugo do pecado será quebrado por causa da unção.
Deus vai multiplicar discípulos na AD Família e Campo Grande será sacudida e impactada pelo poder de Deus.
Ministérios de serviço, liderança estarão trabalhando com Jesus e centenas ou milhares de pessoas estarão sendo salvas e libertas, mas nunca podemos deixar o óleo fresco deixar de ser derramado sobre a nossa cabeça.
Para implementar o propósito de Deus, ore e obedeça aos seus mandamentos, indo a todo o mundo para repartir as Boas Novas de Salvação.
A Única maneira das Boas Novas serem espalhadas é através de pessoas. Pessoas amando, testemunhando, cuidando, nutrindo, compartilhando e multiplicando tornando-se embaixadoras de Cristo em cada rua, vila, bairro e cidade. As pessoas são importantes para Deus. Então,
Em 2025
A vontade de Deus é que as pessoas sejam salvas através da fé em Jesus.
Templos, programas, métodos e coisas semelhantes são importantes em seus devidos lugares. Mas os seus lugares nunca são mais importantes do que as pessoas.
Quando Jesus subiu aos céus, nos deixou um mandamento, não uma sugestão; vejamos em Mateus 28:19-20:
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
O tema que o Senhor nos deu para 2025 é...
Compartilhe e Multiplique
Diga a pessoa que está ao seu lado: "Deus te chamou para compartilhar e multiplicar em 2025!"
Façamos a nossa parte porque quem vai adicionar é Deus; vejamos o texto de Atos 4:31-32 quando diz “... e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. 32 - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam...”
Atos 5:14
14 - E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.
O crescimento portanto no início era por adição, mas com a descida do Espírito Santo o crescimento passou a ser por multiplicação, ou seja, o crescimento era exponencial; vejamos em Atos 6:7
7 - E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.
Essa é a vontade de Deus: que a Palavra seja ministrada e que o número dos discípulos cresçam em 2025.
Quero orar e profetizar a benção para a sua vida antes que 2025 chegue.
ORAÇÃO – ATO PROFÉTICO
"Senhor! Quero interceder pelos teus filhos agora antes da chegada de 2025
Suplico a ti para que sejamos um povo movido por um propósito, com sonhos visionários cheios do Espírito Santo e que tem o poder para multiplicar a Igreja nesta geração.
Oro para que o resultado da multiplicação seja uma colheita excepcional para o teu Reino no fim dos tempos.
Oro para que o reavivamento em nossos corações seja um reavivamento de multiplicação.
Que todos os presentes nesta passagem de ano de 2024 para 2025 estejam prontos e prestem a atenção na chamada de Cristo, porque o Reino de Deus está bem aqui no nosso meio.
Então, que cada um de nós possa ter a experiência de compartilhar de nossa vida cristã com os outros para que o teu Reino se Multiplique certos também de que o Senhor jamais deixará aqueles que fazem a obra contigo como também multiplicará suas bênçãos na vida de cada um dos seus servos.
Que não falte o trabalho, o salário, o alimento, o vestuário, os meios de transportes.
Que as oportunidades para o desenvolvimento de habilidades profissionais sejam consolidadas
Que seus filhos sejam bem sucedidos, e tenham autorização para prosperar em todas as áreas da vida. Mas principalmente que temam ao Senhor.
Que 2025 venha, que o Novo Venha, que este Novo começo que estamos prestes a viver seja o cumprimento das bênçãos que Jesus já liberou sobre as nossas vidas.
Que as nossas escolhas e decisões sejam marcadas pela abundancia e sabedoria do céu. Que seja marcada pela presença do Espírito Santo, que faz com que seus planos sejam cumpridos em nós".
FELIZ ANO NOVO – FELIZ 2025 – O ANO DA MULTIPLICAÇÃO – COMPARTILHE & MULTIPLIQUE
......................................................................................................................................................................................................................
Tema: AS MARCAS BÍBLICAS DA IGREJA
Autora: Miss. Josiany Maia Andrin
Texto: Atos 9:31: "Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo".
INTRODUÇÃO
= Há um sem número de igrejas autodenominadas cristãs ou evangélicas. Especialmente no Brasil, onde ainda gozamos de liberdade de culto e expressão da nossa fé, dificilmente encontraremos um lugar em que não haja pelo uma igreja estabelecida, por mais modesta que seja.
= Isso é bom e ruim, ao mesmo tempo! Por que?!
= Por um lado é reconfortante saber que a existência de muitas igrejas indica que, de alguma forma, o evangelho de Jesus está sendo propagado e que essa diversidade de instituições ajuda a romper com os obstáculos e desculpas para a falta de identificação e aliança. Por outro, entretanto, há um sério risco de banalização desse organismo vivo e espiritual que é a Igreja. Banalização da sua importância, negligência quanto ao cuidado com a preservação da fé, do equilíbrio e da missão que lhe foi confiada, entre outros perigos.
= O tema que nos propomos a refletir aqui é ‘Pertencendo a uma Igreja Bíblica. Mas, para efetivamente pertencermos a uma igreja bíblica é essencial que investiguemos e identifiquemos no Texto Sagrado quais são as características ou critérios que identificam, que apontam para uma igreja que possa receber tal designação. E, uma vez identificada uma comunidade bíblica, é de vital importância que pertençamos e nos sujeitemos ao processo de desenvolvimento comunitário, sem o qual será impossível nos identificarmos como cristãos.
IDENTIFIQUE – QUAIS SÃO AS MARCAS DE UMA IGREJA BÍBLICA?
= A necessidade de discernir quando uma igreja é bíblica ou não, ou quando estamos diante de uma igreja verdadeira ou falsa, acompanha a vida de igreja desde o seu nascimento.
= Os apóstolos, Paulo_ que foi elevado a essa condição_ e depois deles os pais da igreja se ocuparam com estudar e promover a expansão de uma igreja que pudesse ser o que Deus, seu idealizador e dono, determinou acerca dela. E, também em combater falsos ensinos e falsas expressões dela. Vemos isso no NT e na própria história do cristianismo e da igreja, através dos séculos.
= Nos dias de hoje, esse estudo e discernimento não são menos importantes que na igreja primitiva. A respeito disso, inclusive, o já velho apóstolo Paulo advertiu seu jovem discípulo e pastor Timóteo: “...nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis...” (2 Tm 3:1).
= Então, quais são as características, as marcas que uma igreja precisa deter em si, para receber o ‘selo de qualidade’: bíblica?! O Dr Roadman Williams, em sua obra de Teologia Sistemática, nos auxilia na identificação dessas marcas:
I) UNIVERSAL
= A igreja é uma realidade que se manifesta não apenas de maneira local, mas universal. Seu desígnio não se limita a um único lugar: é mundial.
= Mt 16:18 – Jesus declara solenemente “Edificarei a minha igreja”. Com essas palavras Ele não estava se referindo a uma igreja em particular, mas à Igreja universal. Ele não diz ‘minhas igrejas’, mas ‘minha igreja’, a igreja universal de Jesus Cristo.
= At 20:28 – falando aos presbíteros de Éfeso, Paulo menciona a “a igreja de Deus, que ele comprou com seu próprio sangue”. Aqui, ele não está se referindo apenas a igreja de Éfeso, mas a toda a igreja de Cristo.
São atributos da Igreja universal:
1) Unidade – A Igreja é una
= Ef 4:4-6 – Paulo fala aos efésios que “há um só corpo e um só Espírito [...] um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus é Pai de todos”.
= Os símbolos da igreja como ‘o corpo de Cristo’ e a ‘noiva de Cristo’, apontam para sua unidade.
= Universalmente falando, há um só rebanho, não dois; embora, haja muitos apriscos espalhados pelo mundo.
= Há inúmeras citações de Paulo em suas cartas se referindo à diversas igrejas que estavam sob seu pastoreio e orientação (1 Co 11.16; 2 Ts 1:4; 1 Ts 2:14; Rm 16:16), todas elas sendo caracterizadas como expressões da igreja uma de Cristo reunida em um determinado local.
= Aliás, a própria definição de igreja encontrada no temo ekklêsia, fala de reunião, ou assembleia ‘dos chamados para fora’. Onde quer que se reúnam os chamados para fora, ali está a igreja.
2) Santidade – A Igreja é santa
= 1 Pe 2:9 – o apóstolo Pedro em sua primeira carta escreve aos eleitos de Deus, dispersos por toda Ásia Menor, chamando-os de “geração eleita, sacerdócio real, nação santa”. Ele fala isso, reverberando o que Deus diz a respeito de Israel “Vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Ex 19:6).
= Mas, é preciso entender exatamente o que significa ser santa, inclusive, a fim de evitarmos distorções dessa realidade:
a) A igreja é santa porque é separada do mundo: separada espiritualmente, formada porque é formada por aqueles que foram chamados/tirados das trevas para a maravilhosa luz do Reino de Deus (1 Pe 2:9);
b) A igreja é santa porque é formada por um povo santificado: na verdade, Pedro inicia sua carta dirigindo-se aos crentes da Dispersão como "escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito” (1Pe 1.2). Santificados pelo Espírito, eles formam "uma nação santa". De modo semelhante, Paulo dirige-se "à igreja de Deus que está em Corinto", os "santificados em Cristo Jesus" (1Co 1.2).
= Isso, naturalmente, não significa que aquela igreja não tinha pecado, pois a igreja coríntia em particular estava carregada de imoralidade. No entanto, aquela igreja era a igreja de Deus, e as pessoas, quaisquer que fossem suas ações pecaminosas, haviam sido basicamente separadas do mundo para ser um povo santo.
= A igreja não está separada do mundo fisicamente, tanto que o próprio Jesus, em sua oração sacerdotal, fala ao Pai que “não os tire do mundo, mas os livre do mal” (Jo 17: 15), dando a entender que a separação a que se refere é espiritual, pois continua “santifica-os na verdade” (Jo 17:17).
c) A santidade de uma igreja não significa santidade material, relacionada a um edifício ou objeto – a Igreja não é onde os crentes se reúnem, mas a reunião dos crentes em si.
3) Catolicidade – A Igreja é mundial
= Mt 24:14 – Jesus afirmou que o evangelho do Reino seria pregado por todas as nações e, como resultado dessa proclamação mundial, a todas as tribos, raças e línguas, a Igreja é uma realidade que não está reduzida às nossas ou a quaisquer ouras fronteiras.
= É maravilhoso saber que neste exato momento, em diversas outras partes do mundo, assim como nós, há irmãos nossos ouvindo, pregando e adorando a Deus, em sua própria cultura, língua e nação.
= Católico não é um termo bíblico, mas foi usado pelos pais da igreja para se referirem a abrangência da igreja, indicando que ela deve ser estendida a todas as pessoas, de todos os lugares e regiões, de todas as épocas e condições sociais.
= Ap 5:9 - no Apocalipse, João reafirma isso: “com teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação”.
4) Apostolicidade - A Igreja é apostólica
= At 2:42 – Lucas afirma em Atos que os irmãos “se dedicavam ao ensino dos apóstolos". A igreja primitiva estava sob ensino e orientação dos apóstolos; era, portanto, uma igreja apostólica. Mais tarde, Paulo foi incluído no grupo apostólico original, em virtude de uma revelação especial de Jesus. Consequentemente, seu ensino e sua orientação também se tornaram oficiais para a igreja.
= Por óbvio que os apóstolos primitivos não estão mais no meio da igreja, mas dizer que uma Igreja é apostólica fala do seu zelo em seu guardar e sujeitar aos ensinos deixados por eles.
= Em outras palavras, nos fala de uma Igreja que não se guia por quaisquer ensinamentos e/ou ondas de doutrinas, mas procura viver alinhada com a orientação bíblica exarada por intermédio dos apóstolos e demais escritos bíblicos, que não foram excl
PERTENÇA – A IGREJA É LOCAL
= 1 Co 1:2 – Paulo escreve “à igreja de Deus que está em Corinto”, assim como o faz em outras de suas cartas, endereçando-as a igrejas de determinadas localidades.
= Além de universal a Igreja é local. A Igreja universal invariavelmente expressada na Igreja local. Pois a Igreja é sempre um corpo de crentes reunidos em determinado lugar.
= Essa verdade também implica em que todas as marcas/características da Igreja universal devem/precisam ser manifestas na realidade local da igreja. Ou seja, a Igreja local deve ser:
a) Uma
b) Santa
c) Católica
d) Apostólica
= A realidade da Igreja local também nos fala dos salvos em Jesus que se reúnem intencionalmente em comunidade, para aprender e proclamar o evangelho do Reino.
= Para que Cristo seja a cabeça do corpo, é preciso que exista um corpo! Fazer parte da Igreja não é opção do salvo, é uma consequência lógica da salvação e da declaração da fé em Cristo.
= A Igreja não é uma ideia humana, embora seja composta por seres humanos e precise se organizar juridicamente, na maior parte das sociedades. A Igreja é uma ideia de Deus, a Igreja é a expressão da família que ganhamos em Deus, quando o recebemos por Pai. Não é possível ser de Cristo e não fazer parte da sua família, do seu povo.
= Não devemos desconsiderar a igreja local, como muitos, pretendendo ser livres, o fazem. A Bíblia proíbe negligenciar a igreja local (Hb 10:25). Os filhos de Deus devem fazer parte de uma igreja local. As sete cartas do Apocalipse foram escritas a igrejas locais (Ap 1:4).
CONCLUSÃO – MISSÃO E PRESERVAÇÃO:
= Como um corpo, um organismo vivo, a igreja deve crescer para a maturidade, à medida da estatura completa de Cristo (Ef 4:13). Como ajuda para esse desenvolvimento, Cristo deu alguns dons à sua igreja. Cada membros da igreja foi agraciado com dons espirituais para edificar os outros na comunidade de crentes. Cada um deve servir de acordo com sua chamada e com sua habilidade.
= A igreja também deve crescer no sentido de expansão. Cada crente deve ser uma testemunha de Cristo, por meio do poder do Espírito Santo, levando o evangelho a todas as criaturas e fazendo discípulos de todas as nações.
= Para o cumprimento dessa missão é preciso preservar o caráter bíblico da Igreja. E esse é um dever de cada cristão, seja ele um líder ou não.
= Ef 4:3 – a exemplo disso, vemos a advertência de Paulo aos efésios no sentido de que eles se esforçassem para conservar a unidade do Espírito. A unidade, que é uma das marcas da Igreja verdadeira, precisa ser preservada, conservada, a fim de que seja manifesta de maneira tangível. 1 Co 1:12-13 – aos coríntios Paulo alerta sobre partidarismos, dissenções e divisões, que estavam colocando em risco a unidade local da Igreja.
= Essa advertência vale para todas as demais marcas da Igreja bíblica que, de fato só existirão, se foram realidades aprendidas, buscadas e praticadas por cada cristão.
= Se qualquer de nós fosse perguntado se gostaria de fazer parte de uma igreja bíblica, certamente a resposta seria positiva. Mas a pergunta que precisamos nos fazer é: como cristão, como membro do corpo de Cristo que se reúne sob o pastoreio da AD Família, eu tenho me esforçado para preservar vivas as marcas bíblicas que essa igreja precisa carregar? Eu tenho sido instrumento de preservação dessas marcas, ou as tenho negligenciado e resistido?!